terça-feira, 15 de junho de 2010

Mata Atlântica no Brasil e em Santa Catarina


MATA ATLÂNTICA NO BRASIL


A Mata Atlântica engloba desde o Rio Grande do Sul até o Piauí, sendo que no total, abrange 17 estados brasileiros. Antes de os portugueses chegarem ao Brasil, era uma exuberante barreira que se erguia por todo o litoral brasileiro com 1.000.000 Km² de extensão. Hoje, a Mata Atlântica possui apenas 7% da mata original, sendo que, menos de 2% estão protegidos em unidades de conservação oficiais. Nada menos que 11% da Mata Atlântica foi destruída nos últimos dez anos, totalizando 93 % de destruição, desde a colonização.
Poucos lugares na Terra abrigam tantas formas de vida como a Mata Atlântica brasileira. Milhares de espécies de animais, plantas e microorganismos, muitas delas ainda nem descritas pela Ciência, vivem nas encostas das montanhas, nos rios, nos mangues, nas restingas, nas ilhas, nas cavernas, nos campos de altitude e nos outros ambientes
que formam a Mata Atlântica e seus ecossistemas associados. E
ssa riqueza foi e continua sendo destruída devido à exploração econômica. A colonização empreendida pelos portugueses no Brasil era uma colonização de exploração: exploravam os recursos naturais e mão-de-obra da colônia para enriquecimento da metrópole. O primeiro alvo dos colonizadores, foi a Mata Atlântica, tanto pela madeira e pelo corante extraído da casca do pau-brasil como pelo empecilho que ela oferecia ao desbravamento pelo interior do território. Nos dias de hoje, de maneira geral, o desmatamento ocorre devido a especulação imobiliária, expansão da agricultura e utilização para pastagens.
A importância da preservação da Mata Atlântica não é somente por sua beleza, mas também para evitar que se afete a vida de grande parte da população brasileira, que vive na área original desse ecossistema. Além de regular o fluxo dos recursos hídricos, a Mata Atlântica é essencial para o controle do clima global. É também a conservação da maior biodiversidade de árvores do planeta; 39% dos mamíferos que vivem nessa floresta são nativos (vale para borboletas, répteis, anfíbios e aves) e mais de 15 espécies de primatas. A destruição
desse ecossistema leva espécies de animais brasileiros à ameaça de extinção, por exemplo, das 202 espécies ameaçadas no Brasil, 171 são originários da Mata Atlântica. Além da perda dos recursos naturais, também estamos destruindo um patrimônio cultural, histórico, arqueológico e arquitetônico, construídos ao longo de séculos pelas comunidades tradicionais que vivem na mata (como os indígenas, os caiçaras, os quilombos e os caboclos), que correm risco de desaparecer.



MATA ATLÂNTICA EM SANTA CATARINA

O estado de Santa Catarina está totalmente inserido no bioma Mata Atlântica. Apesar de toda a destruição, o nosso estado ainda é o terceiro do país com maior número de área de Mata Atlântica. Com a acelerada colonização e industrialização, no século XX, a mata foi cedendo espaço para a lavoura, criação de gado, suínos e aves, inclusive com incentivos financeiros vindo da indústria. A região do vale do Itapocu, na serra do Mar e ao redor, no norte do estado, conserva ainda importantes áreas preservadas de mata Atlântica que abrigam muitas plantas e animais ameaçados de extinção e protegem muitos rios e nascentes, fundamentais para o abastecimento da população e funcionamento das indústrias. Originalmente a superfície do estado era de 81, 5% com cobertura florestal. (Mata Atlântica). Porém, hoje, restam apenas 17, 46%.

PROJETO: “Jogos Ambientais: O lúdico e o pedagógico em favor do meio ambiente”
ALUNA BOLSISTA: Simony Aline Dalri
PROFª ORIENTADORA: Nelma Baldin
ATIVIDADES: Escola Básica “Olavo Bilac” – Pirabeiraba (Joinville/SC) – 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário