terça-feira, 29 de junho de 2010

O SANEAMENTO: ÁGUA, ESGOTO E MEIO AMBIENTE

O saneamento é um direito garantido na Constituição Federal. Saneamento também é saúde. Sanear significa "TORNAR SÃO, HABITÁVEL ou RESPIRÁVEL", ou seja, saneamento é ter água limpa, esgoto tratado e lixo reciclado, e isto é qualidade de vida. Por isso se utiliza muito o conceito de SANEAMENTO AMBIENTAL em vez de SANEAMENTO BÁSICO, por que envolve uma serie de políticas que vão além de água e esgoto, ampliando para uma política de resíduos sólidos (tratamento do lixo), drenagem pluvial, controle das doenças, principalmente aquelas transmissíveis, a questão da habitação e a educação ambiental.

No Brasil, 40 milhões de brasileiros não têm acesso à rede publica de água, ou seja, 72,9% da população recebe água de companhias estaduais e 100 milhões não têm acesso à rede de esgoto. Isso significa que apenas 6,6% da população tem acesso à rede de esgoto sanitário.

O Saneamento ambiental tem ligação com a saúde, com o meio ambiente e com a economia de um povo. O cálculo é que cada dólar investido em saneamento poupa quatro dólares na área da saúde. Além do mais, significa a coleta e o tratamento dos esgotos antes que sejam lançados nos rios. Hoje, 70% dos rios brasileiros estão poluídos em grande parte devido aos dejetos domésticos e industriais. Portanto, investir em saneamento é poupar rios, biodiversidade - animais e plantas que dependem desses corpos d’água - e os seres humanos.


ÁGUA

Hoje em dia, ouvimos tanto sobre a falta d’água, mas na verdade a água não vai acabar, assim, de vez. A quantidade de água é a mesma de muitos anos atrás. O que vem ocorrendo é a poluição dos corpos hídricos, ou seja, dos rios, mares, etc. Com o aumento da poluição nesses corpos, fica complicado tratar esta água para consumo humano. Se continuar aumentando essa poluição, vai chegar uma hora em que não poderemos mais captar água dos rios para nosso consumo e assim, teremos que encontrar alternativas, as quais com certeza não sairão baratas. Ou seja, nem todos poderão contar com água potável (limpa, própria para o consumo, apenas quem tiver condições financeiras.


ESGOTO

Esgoto é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas. Conforme o uso predominante: comercial, industrial ou doméstico essas águas apresentarão características diferentes e são genericamente designadas de águas residuais (ou águas servidas).

Em países subdesenvolvidos, como o Brasil, o lançamento indiscriminado de esgotos domésticos costuma ser um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública. O esgoto pode ser transportado por tubulações diretamente aos rios, lagos , lagoas ou mares ou levado às estações de tratamento, e depois de tratado, devolvido aos cursos d'água.

O esgoto não tratado pode prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas. Os agentes patogênicos (agentes transmissores de doenças) podem causar doenças como a cólera, a difteria, o tifo, a hepatite e muitas outras.


MEIO AMBIENTE

De acordo com a resolução CONAMA 306:2002: “Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influencia e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. Ou seja, o meio ambiente é tudo o que está a nossa volta, não apenas a natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário